3.7.12

Poás Monogramados

Este é o meu primeiro texto para o blog, que não trata do assunto, mas escreverei basicamente sobre moda masculina. Para estrear este momento, decidi falar sobre a parceria entre Luis Vuitton e Yayoi Kusama, artista plástica japonesa, cujo trabalho quase que dominado por poás deu origem à última coleção de verão da grife (capa da Vogue Brasil deste mês, relembre aqui.

Kasuma, que desde 1967 aparece em não só em exposições, mas também na moda, foi fortemente influenciada por um movimento antiguerra do Vietnã. Inúmeros outros acontecimentos sociais foram sendo inseridos em sua obra conforme foi se tornando mais ativa. Em 1969 ela abriu a boutique própria que vendia não só suas pinturas, mas fotografias e peças de vestuário experimentais criadas por ela. O site da plasticista contém tudo, tudo mesmo, desde uma biografia muito detalhada, exposições antigas e releases de trabalhos em andamento.

A mestra do poá.

 

Para celebrar a grandiosidade da colaboração criativa e logicamente o início das vendas, a LV vai, além de patrocinar a artista no Whitney Museum, em NY, abrirá algumas pop-up stores (totalmente decoradas por Kasuma) pelo mundo que recebarão todas as bolsas, calçados e demais acessórios. A primeira será no Soho, também em NY, no mesmo dia do lançamento da coleção + exposição. Esta será seguida de outras várias pop-ups: Xangai, Tóquio, Cingapura. Algumas outras localidades receberam os espaços dentro das próprias flagships da Maison, finalizando o processo dentro de lojas de departamento, a parisiense Printemps sucedida pela londrina Selfridges. No Brasil, os “poás grifados” começam a chegar ao fim de agosto.

Espaço projetado pela japonesa.

 

 

O sucesso se deve sem dúvida a interação entre equipe criativa da Vuitton e Kasuma. Segundo o próprio Marc Jacobs, designer da grife, em comentário ao site da Vogue britânica “É uma colaboração bem verdadeira, porque temos a mesma energia. Usamos tanto o monograma da Vuitton quanto as padronagens de Kusama – para mim ambos são infinitos, atemporais e eternos”.  A relação entre Kasuma e Jacobs não é recente. Acredita-se que tenha iniciado em 2006, amadurecido com o tempo, para em 2012, começando com a exposição Infinitely Kusama (também patrocinada pela LV), no Tate Modern em Londres resultar na coleção homônima. Abaixo algumas fotos do preview da campanha.

 

 

Para ir mais afundo (clique aqui) também a autobiografia de Kasuma que certamente deve ser interessantíssima ( confira no site da Amazon)

Nos resta admirar a genialidade  da parceria, que sem dúvida teve resultados inovadores e realmente lindos.

 

Thanks ladies and gentlemen! Até a próxima, espero que apreciem.

Por Vinícius Guadalupe.

Um comentário:

  1. Parabéns! Escreves de maneira muito elegante. Sucesso em tua caminhada.

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